Não tem nada pior do que você precisar estar conectado e surgir o problema da internet caindo toda hora. Às vezes começa com a velocidade da internet lenta, em outras cai de repente e você fica na mão.
Seja como for, vamos te dar 10 motivos que podem ser os responsáveis por sua conexão cair e como resolver cada um deles. Confira abaixo!
Esse é um dos principais motivos da internet caindo toda hora.
Você está bem vendo filme em uma plataforma de streaming, ou até enviando um arquivo pelo computador quando, de repente, caí a internet!
Pode ser que o sinal da operadora esteja com problema. Nesse caso, a primeira coisa a se fazer é reiniciar o modem: desligue, espere um minuto e ligue novamente.
Caso você faça isso e não dê resultado, o próximo passo é ligar para a operadora. O atendente irá verificar se houve outras reclamações na região e, em algumas situações, testar o sinal a distância.
Pode ser algo temporário, mas se não resolver, um técnico vai até a sua casa para verificar o que está acontecendo.
Se esse problema for algo constante e a operadora não consegue resolver, vale a pena conferir outras opções de provedoras e planos na sua região.
Pensando em trocar de internet? Confira as melhores ofertas para sua região!
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
CLARO INTERNET
Vivo Internet
oi internet
Claro Net 350 Mega Globoplay
Claro Net 500 Mega Globoplay
Claro Net 750 Mega Globoplay
Quanto mais dispositivos estão conectados a uma mesma rede, mais instável será a conexão. Isso porque você tem uma velocidade ideal para determinada quantidade de aparelhos.
Por exemplo, se você tem 15 Mega de internet e tem 4 celulares conectados no Wi-Fi, uma Smart TV e um computador, a conexão de todos ficará prejudicada e pode ocasionar na queda da internet.
Verifique quantos dispositivos estão conectados e, se forem muitos, tente desconectar alguns deles e teste a internet novamente.
Uma dica é trocar a senha do seu Wi-Fi. Isso porque é possível que outras pessoas na região tenham descoberto qual o acesso e estejam utilizando o seu sinal.
Nem todo mundo sabe disso, mas o seu aparelho de Wi-Fi funciona em canais. Se acontecer de vários vizinhos utilizarem o mesmo canal, isso pode gerar conexões mais lentas, falhas no sinal e fazer com que a internet caia.
Os modelos mais modernos de roteadores e modens costumam fazer essa troca quando há algum problema. Mas, você também pode fazer essa mudança manualmente.
Para isso, siga esse passo a passo:
Você pode contar com ajuda de sites como o Netspot ou o software inSSider que ajudam a identificar qual o canal que contribui para um desempenho melhor.
Aproveite e confira: A internet está mais lenta? Especialista responde!
Quando o técnico instala a internet na sua casa, um local é escolhido para colocar o roteador. O cômodo deve ser central, facilitando assim o alcance do sinal por toda a casa.
Se a instalação for em um local isolado, isso pode estar interferindo na qualidade da sua conexão e fazendo com que o sinal caia. Nesse o caso, será necessário agendar uma nova visita do técnico para fazer a mudança.
Não é só a posição do seu roteador que pode estar contribuindo para a falha na internet. Barreiras físicas também podem interferir no sinal.
Se as paredes da sua casa são muito grossas, elas podem bloquear o Wi-Fi.
O sinal de um andar para o outro também pode ser afetado e até mesmo determinados tipos de móveis, caso sejam muito espessos, como guarda-roupas e estantes, podem ficar entre você e o roteador e prejudicar a conexão.
Está com problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
Pode até parecer óbvio, mas nem todo mundo pensa nessa possibilidade: o problema da sua internet pode estar nos cabos.
Desconecte e conecte novamente cada um deles. Verifique também o estado deles, se não há desgaste ou se estão com aspecto de mau funcionamento.
Se ao reconectar a internet voltar, o problema é que estavam mal encaixados. Caso contrário, pode ser necessário trocar por versões mais novas.
Alguns aparelhos e até funções digitais podem ser os vilões das falhas na sua conexão.
O Bluetooth, por exemplo, facilmente pode interferir no sinal do Wi-Fi e prejudicar os aparelhos que estão por perto. Por isso, se sua internet estiver caindo, vale a pena conferir se há equipamentos de rádio ou celulares pareados.
Alguns eletrodomésticos também podem prejudicar o sinal. Micro-ondas e geladeiras devem ficar posicionados longe do seu modem, porque eles contam com ondas eletromagnéticas que podem interferir.
Isso vale até para controle do seu portão da garagem ou controles universais de televisão.
Às vezes pode parecer que sua internet está caindo, mas o problema está no computador. Isso porque há vírus e programas instalados que podem afetar a internet e fazer com que a conexão oscile.
Para saber se esse é um possível problema, confira se outros equipamentos estão com a conexão normal.
Se seu celular, tablet ou outro computador estiver na mesma rede e navegando normalmente, a questão está em um aparelho específico. Faça uma varredura no sistema e veja se a internet volta a funcionar.
Se você já conferiu todas as opções acima e nada adiantou, é possível que o problema esteja no seu modem. Ele pode ter estragado, estar falhando ou até mesmo obsoleto para a tecnologia utilizada.
Entre em contato com a sua operadora e comunique o problema. Se sua assinatura for ao sistema de comodato, a provedora irá trocar para você por um modelo alternativo.
As operadoras estão sempre mudando a tecnologia de internet banda larga, assim como expandindo sua rede. Por isso, pode acontecer de a estrutura na sua região ser incompatível com o serviço oferecido.
Vamos supor que no seu bairro a rede só possa receber 20 Mega, mas você contratou um pacote de 120 Mega.
Pode ser que os cabos e a estrutura em si não suportem esse tipo de velocidade. Por isso, antes mesmo de contratar é importante conferir com a operadora.
Um speedtest também pode mostrar se esse é o seu problema e consultar com a empresa a solução.
Sua internet caiu agora, mas pode ser que ela esteja com desempenho inferior já tem um tempo e você nem sabia. Para acompanhar sempre o funcionamento da sua conexão é importante fazer testes de velocidade periódicos.
Aqui no MinhaConexão você tem acesso a um teste gratuito, que demora apenas alguns segundos.
Você confere qual a velocidade de download, upload e até mesmo o ping. O melhor é que o site armazena a velocidade do seu IP e você consegue comparar o quanto estava em determinado dia e como está agora.
Dessa forma, você verifica se está recebendo a velocidade que contratou da operadora e consegue identificar se o problema é momentâneo ou se é necessário entrar em contato com a prestadora do serviço.
Curtiu as informações? Compartilhe com outras pessoas que possam aproveitar essas dicas também!
A sua internet está travando muito?
Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...