Atualmente, não estamos conectados apenas pelo famoso computador desktop. Na sua casa, por exemplo, você deve contar com internet também pelo celular, e talvez em diferentes notebooks, celular, tablets, videogames e até mesmo televisores.
Você já parou pra pensar qual o impacto dessa quantidade de dispositivos na velocidade da sua internet ou fez um teste de velocidade para conferir? Este artigo irá tratar um pouco mais sobre esse assunto. Confira:
A resposta é sim, muitos dispositivos conectados podem deixar a sua internet mais lenta. Isso acontece porque o roteador Wi-Fi vai dividir a banda larga de internet igualmente entre todos os dispositivos conectados à rede.
Assim, quanto mais pessoas conectados a um Wi-Fi, menos banda de internet elas vão ter, de modo que a velocidade da internet ficará cada vez mais lenta.
Uma analogia pode nos ajudar a entender melhor a respeito desse tema:
Imagine uma estrada onde todos os carros viajam por ela com a mesma velocidade. Dessa forma, para que tudo funcione de maneira mais rápida, a via precisa ser espaçosa, ampla.
Voltando para o mundo da internet, é como se 1Mbps fosse equivalente a uma pista dessa estrada. Se, por exemplo, você quiser baixar uma imagem de 6MB de tamanho e tem uma largura de banda equivalente a uma pista (1 Mbps), precisaria de aproximadamente 60 segundos para fazer o download completo da foto.
Dessa forma, se na mesma conexão de largura de banda estiverem diversos aparelhos fazendo downloads, o tráfego ficará congestionado e, portanto, mais lento para todos os seus usuários.
Sua internet está muito lenta? Então confira os melhores planos de internet banda larga no seu CEP e contrate já!
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Claro Net 350 Mega Globoplay
Tim Ultrafibra 600 Mega + HBO Max
Vivo Fibra - 500 Mega
Uma solução para evitar que a sua conexão de internet fique mais lenta é evitar que muitos dispositivos fiquem conectados à rede. Vale ressaltar que esse número vai variar de acordo com a velocidade de internet contratada e o tipo de roteador.
No geral, é recomendado não ultrapassar 15 dispositivos conectados ao mesmo Wi-Fi. Isso vai evitar que a rede fique sobrecarregada e, consequentemente, mais lenta.
Mas se a velocidade da internet banda larga contratada no seu pacote é alta, você poderá conectar mais aparelhos sem grandes perdas na conexão da sua rede.
De maneira resumida, o limite de quantidade de pessoas que podem usar o Wi-Fi simultaneamente é de:
Velocidade | Quantidade de conexões simultâneas |
Até 100MB | 3 a 5 dispositivos conectados |
250MB a 400MB | 10 a 15 dispositivos conectados |
500 MB a 700MB | 20 a 30 dispositivos conectados |
1 Giga a 2 Giga | Até 60 dispositivos conectados |
Vale ressaltar que esses números são apenas estimativas considerando a velocidade da internet inclusa no seu pacote. Outros fatores, como modelo do roteador, localização do Wi-Fi e tamanho da sua casa também interferem no número de dispositivos que podem acessar a sua internet sem interferir na qualidade da conexão.
Aproveite e leia: A internet está mais lenta esse ano? Confira a análise de especialista!
Outro fator que influencia no número de pessoas que podem usar a rede Wi-Fi é a frequência suportada pelo roteador.
A grande parte dos roteadores domésticos suportam somente a frequência 2.4GHz, que oferece um maior alcance de sinal porém sujeito a mais interferências.
Mas, atualmente, diversos modelos do mercado também estão suportando a faixa de 5GHz, que possui um alcance menor, mas em compensação oferece uma conexão mais estável e maior velocidade na transmissão dos dados.
Por isso, a quantidade de dispositivos no seu Wi-Fi pode mudar se o seu roteador suporta somente 2.4GHz ou as duas frequências. Em média, o número de dispositivos é de:
Frequência suportada pelo roteador | Quantidade máxima de dispositivos |
Somente 2.4 GHz | Até 16 dispositivos |
Wi-Fi 2.4GHz e Wi-Fi 5GHz | Até 32 dispositivos na frequência 2.4GHz e até 64 dispositivos na rede 5 GHz |
Geralmente, essas duas frequências aparecem como duas redes Wi-Fi diferentes no roteador, estando disponíveis dependendo do modelo do seu aparelho. No caso, a sua rede aparece com o nome seguido de 2G ou 5G.
Se o seu objetivo é poder usar o Wi-Fi em diversos dispositivos pela casa toda, então é melhor se conectar a rede de 2.4GHz. Já se você está mais próximo ao roteador, opte por se conectar ao 5 GHz.
Se você suspeita que muitos dispositivos estão usando a sua rede, saiba que é possível descobrir exatamente quantos e quais aparelhos estão usando o seu Wi-Fi.
Inclusive, pessoas usando o seu Wi-Fi sem a sua autorização pode ser um dos motivos pelos quais a sua internet está mais lenta.
Para saber quem está usando a sua rede, você pode usar dois aplicativos: o Fing (apenas para Android) e o IP Tools: Wi-Fi Analyzer (iOS e Android).
Para usar esses aplicativos, é só realizar o download na loja de aplicativos do seu celular. Lembre-se de estar conectado ao seu Wi-Fi na hora de usar os serviços!
Você conseguirá ver quem está usando a sua rede e poderá realizar o bloqueio dos dispositivos indesejados. Outra opção é mudar a senha do seu Wi-Fi e assim desconectar os invasores da sua rede.
Quer ver mais detalhes? Então confira o nosso tutorial completo para descobrir quem está usando o seu Wi-Fi.
Existem algumas formas de melhorar a conexão da sua rede. A principal é diminuir o número de dispositivos acessando o Wi-Fi ao mesmo tempo.
Ou seja, quando uma pessoa está conectada à rede, a outra se desliga da rede Wi-Fi e vice-versa.
Contudo, se você precisa de ter vários dispositivos conectados simultaneamente, como em um escritório, existem algumas formas para melhorar o seu Wi-Fi e evitar que a rede fique sobrecarregada, confira:
Muitas vezes, sua internet lenta pode ser por conta de problemas na empresa provedora de internet. Afinal de contas, muitas delas vendem um certo pacote de velocidade, mas o fato é que na casa do usuário ela está reduzida.
Que tal testar a velocidade da internet? O MinhaConexão é um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil. Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.
Descubra a velocidade real da sua internet!
Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!
Conteúdo atualizado em
Por Nicolle Teixeira
Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nicolle possui dois anos de experiência na área de produção de conteúdo e redação. Hoje, atua como redatora no Minha Conexão, escrevendo sobre serviços relacionados às telecomunicações, com ênfase em planos de internet e teste de velocidade. Através de conteúdos informativos, busca tirar dúvidas sobre o universo da tecnologia de forma simples e clara.
Carregando...