Veja o que é, como entrar, se é crime e quais são os perigos!
Não existe uma forma única de acessar a deep web, já que ela é composta de várias redes separadas, que não mantém contato entre si.
Dessa forma, a rede mais conhecida é o Tor Browser, um software de origem anônima e código aberto, que aparece na mídia com mais frequência.
Ele oferece um pacote completo com o software que se conecta à rede Tor e um navegador pré-configurado para acessar a rede, que é uma adaptação do Firefox.
IMPORTANTE: Para maior segurança, em todos os casos utilize VPN!
Vá até a loja de aplicativos do seu celular e procure por "Tor Browser";
Baixe o aplicativo e conceda as permissões solicitadas. É necessário autorizar para garantir o acesso aos domínios específicos da rede.
Escolha qual será o nível de segurança;
Pronto! Agora basta utilizar links válidos e navegar pela rede!
Descubra a velocidade real da sua internet!
Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!
Para fazer uso da rede é necessário utilizar links válidos. Dessa forma, existem plataformas de busca que disponibilizam uma série de links, confira:
Entrar na deep web não é crime, mas como se trata de uma internet sem filtro, o usuário pode encontrar tanto sites bons como ruins.
Ou seja, o crime não se dá pelo acesso, mas sim pelo tipo de uso que o usuário fizer na rede. Isso porque, navegando sem estar sendo monitorado, muitas pessoas acabam usando a deep web para venda de drogas ou compartilhamento de pornografia, principalmente infantil.
Desse modo, a deep web acaba sendo usada de forma indevida, o que acaba causando a ocorrência de determinados tipos de crime.
O grande motivo do uso da plataforma é devido a possibilidade de se manter no anonimato, mesmo se trantando de situações criminosas. Isso explica o porque é um local obscuro.
Contudo, também pode ser utilizada para fins profissionais ou jurídicos. Alguns jornalistas utilizam para buscar informações e/ou produzir reportagens, ou policiais que fazem investigações a partir de dados contidos nessa rede.
Deep Web, que em tradução livre para o português significa rede profunda, se trata de uma rede onde o usuário pode conseguir mais resultados, tendo acesso a sites não indexados, que não aparecem nos resultados dos buscadores tradicionais.
Segundo a coordenadora do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Esucri, Andréia Ana Bernardini, a deep web, ou internet profunda, é apenas um mecanismo de busca e, mesmo por isso, é possível não chegar a conhecer nem 5% do seu conteúdo.
Ela nada mais é do que uma parte da rede mundial de computadores que vai além dos sites de notícias, jogos, séries, filmes e e-mails, redes sociais e tudo o que a gente conhece quando utiliza o Google ou outro mecanismo de busca conhecido.
Podendo ser considerada como uma maneira diferente de usar a internet, principalmente porque, através dela, o usuário não deixa rastros, ou seja, ele pode navegar com muito mais segurança.
A deep web é uma rede sem lei, portanto, um dos perigos é o que se pode encontrar por lá.
O local é muito utilizado por criminosos, de diversos segmentos, que fazem uso dos mecanismos disponíveis para invadir redes e hackear sistemas, por exemplo.
Confira alguns dos principais riscos:
Por isso, é muito importante entrar com a maior segurança possível, utilizando sempre um VPN. Não é recomendável clicar em links desconhecidos ou manter a câmera descoberta.
Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Amanda faz parte do time Minha Conexão na produção de conteúdo. Seus textos são desenvolvidos com o objetivo de trazer dados atuais e completos, que contemplem dicas sobre velocidade para que o usuário garanta o melhor plano de internet.
Carregando...