Hoje em dia o acesso à internet é extremamente facilitado, com velocidade de qualidade oferecida. Tanto que muitas vezes surgem dúvidas acerca dos inúmeros serviços prestados pelas operadoras. Confira aqui as principais diferenças entre um internet dedicada e internet convencional.
Qual tipo de internet usar? Por que a conexão sempre falha em um determinado horário do dia? Para entender questões como essas, é preciso saber as diferenças entre serviços de dados. Acompanhe a seguir um guia que vai facilitar a sua vida!´
Sua internet trava? A velocidade de download está baixa? Se isso acontece é porque certamente sua conexão é do tipo convencional, comercializado pela maioria dos provedores, dos grandes aos regionais.
Basicamente, o seu computador está conectado a internet por meio de uma conexão “compartilhada”, que está sendo usada por todos os usuários de seu provedor.
Se você levar em consideração que existem inúmeras residências e empresas que fazem uso desse tipo de conexão, logo perceberá que o provedor de internet está saturado para dar conta de tudo.
Quando você está fora de casa, por exemplo, e o sinal da internet melhora, isso significa que há uma quantidade menor de usuários usufruindo dessa mesma conexão. Sendo assim, podemos traçar as vantagens e desvantagens deste tipo de internet:
Teste sua velocidade no Minha Conexão!
Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.
Este tipo de internet é o mais usado atualmente. Os usuários que dela desfrutam geralmente trabalham o dia todo conectados, ou então estão o tempo todo usando algum aparelho conectado, mas definitivamente não são pessoas que dependem de uma estabilidade concreta para trabalhar.
Nesse tipo de internet, é como estar em uma estrada sem curvas, desvios de percurso ou obstáculos para atrasar o trânsito.
Você liga seu computador ao provedor e não tem que dividir o sinal com uma grande quantidade de pessoas, ou seja, seu PC tem acesso direto aos serviços de distribuição de internet.
A internet dedicada, como podemos presumir, é usada por grandes empresas que, de forma alguma, podem sofrer com instabilidades de sinal.
Para adquirir uma internet dedicada, é preciso contratar uma empresa que seja especializada nesse ramo de serviço de conexão.
Os profissionais competentes vão estudar o quão viável é a instalação e traçar qual a melhor configuração de banda para atender às necessidades do cliente.
Veja também: Saiba como surgiu a internet no Brasil
Em ambos os casos, tanto a internet convencional quanto internet dedicada, é preciso garantir que a qualidade da internet esteja correspondendo ao plano contratado (principalmente no caso da compartilhada).
Com o teste de velocidade do MinhaConexão você confere a velocidade de download (além da de upload) e pode, dessa forma, administrar melhor a qualidade da sua internet.
Se os dados estiverem abaixo do que deveriam, basta gerar um arquivo PDF, que é fornecido pelo site, com as informações necessárias, e entrar em contato com a operadora para exigir seus direitos.
Acesse já e confira o nosso teste de velocidade de internet!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...