Você sabe o que é internet compartilhada e link dedicado? E qual a melhor opção? Descubra isso e muito mais aqui!
Hoje em dia não existem fronteiras para o mundo virtual, porém, para que você possa navegar, necessariamente precisa de uma conexão com internet, de preferência com boa velocidade de download e upload. Mesmo atualmente, ainda existem algumas dúvidas com relação aos tipos de conexão, e nós vamos desvendar todas aqui.
Você sabe por que sua internet oscila? Por que ela fica mais lenta em certos horários do dia? Para entender essas e outras questões é preciso, primeiro, diferenciar o que se concebe por internet compartilhada e link (ou internet) dedicado. Veja as especificações de cada tipo aqui:
Todo mundo já passou pela seguinte situação: Chegar em casa, acessar as redes sociais, colocar uma playlist ou um vídeo para rodar em algum site de streaming, como YouTube, e de repente, tudo fica lento e/ou trava.
Isso acontece porque a internet é compartilhada, ou seja, o seu computador está ligado a um provedor de internet por meio de uma “conexão comunitária”, que está sendo utilizada por inúmeros usuários.
Dentro desse tipo de conexão, podemos separar dois públicos: de um lado as empresas e do outro as residências, que fazem uso comum de uma mesma conexão e provedor do sinal de internet.
Para entender como a internet compartilhada influencia na conexão, basta observar como o sinal se comporta em horários que as pessoas costumam não estar em casa, ver como a internet melhora fora das horas de pico
Descubra a velocidade real da sua internet!
Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!
• Custo reduzido; • Rápida instalação (basta contratar um pacote de serviços que a internet é logo instalada).
• Qualidade da conexão é inversamente proporcional ao número de usuários conectados (quanto mais usuários, menos velocidade de internet); • Sinal instável (oscilação no upload e no download); • Velocidade integral contratada dificilmente é disponibilizada para o usuário (geralmente apenas 10% total chega nas casas).
Nesse tipo de conexão, não há obstáculos entre o computador e o provedor. Ou seja, ao invés de dividir o sinal e disputa-lo com uma grande quantidade de pessoas, quem contrata a internet dedicada tem acesso direto aos serviços de distribuição de internet.
O link dedicado é usado, em sua maioria, por empresas que trabalham exclusivamente logadas e não podem apresentar instabilidades no sinal.
Teste sua velocidade no Minha Conexão!
Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.
• Garantia de entrega da velocidade contratada; • Estabilidade no sinal; • Possibilidade de serviços mais baratos de telefonia.
• Instalação e manutenção mais complexas; • Custo mais alto.
Seja internet dedicada ou internet compartilhada, é muito importante fazer sempre o teste de velocidade da conexão para observar como o seu sinal se comporta ao longo do dia.
Com o MinhaConexão você pode testar a velocidade da sua internet a qualquer hora do dia, de forma fácil e rápida, e sem custos!
O teste de velocidade pode ser monitorada e, caso haja algo errado, você pode gerar um arquivo PDF com os dados da conexão e enviar para a sua operadora.
Faça já um teste e confira!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...