A sua internet está travando muito?
Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!
Seja para usar o celular ou um notebook, uma boa conexão Wi-Fi faz toda diferença, não é mesmo? Quando configurada de maneira correta, a rede proporciona uma boa velocidade de download e um alto desempenho para todos os seus usuários.
Se você não faz ideia de como configurar o seu Wi-Fi, vamos esclarecer alguns pontos para te ajudar. Confira as dicas abaixo:
- De maneira geral, existem dois jeitos para fazer a configuração. A primeira delas é usando um CD de instalação, que apresenta instruções para o processo. No entanto, muita gente perde o CD, ou simplesmente tem um computador que não faz leituras etc. Por esse motivo, é importante apresentar a segunda opção, que é manual:
- Por meio de um cabo de rede, faça a conexão do roteador ao computador. Depois, abra qualquer navegador de internet. Na barra de endereço, coloque o número do roteador, que geralmente será algo como (192.168.1.1). No entanto, vale ressaltar que, dependendo da marca, o número pode ser uma variação dele.
- Quando tiver acesso ao número, digite-o na barra de endereços do navegador. Você verá uma tela de administração do roteador, pedindo um login e uma senha. No geral, o padrão de fábrica para essa informação é “admin” para os dois campos.
- Logado, procure pela aba Redes Sem Fio – ou Wireless – e escolha o nome da sua rede sem fio. Após esse processo, procure pela área de segurança. Entre as opções, existem WEP, WPA e WPA2, entre outros. O mais indicado é o WPA2, por ter sido comprovado como o mais seguro.
- A partir disso, escolha uma senha para acesso à sua rede. É importante escolher uma de qualidade, que não seja óbvia e ofereça a segurança necessária para que ninguém a acesse e roube o sinal do seu Wi-Fi.
- Antes de realizar um teste de velocidade de download, você deve conectar seu roteador à internet. Primeiramente, use um cabo de rede para conectar o modem da operadora ao roteador.
- No menu de administração do roteador, procure por tipos de conexão. Na maioria das conexões domésticas, será necessário escolher o item “conexão PPOE”. Já na opção de forma de conexão, seleciona a opção “sempre ligado”, ou “Always ON”, caso seu menu estiver em inglês. Em seguida, será necessário acrescentar o nome da empresa provedora de internet.
- Depois, digite novamente a senha que foi registrada junto à provedora de internet. Também não esqueça de deixar selecionada a sigla DHCP – que permitirá que o roteador atribua endereços automaticamente aos computadores que se conectarem a ele. Então, finalmente seu roteador estará conectado à web!
- Em último lugar, não esqueça de realizar um teste de velocidade, a fim de saber se a velocidade de download da sua internet é de qualidade. Acesse o portal MinhaConexão e obtenha resultados personalizados e ainda a opção de salvar relatórios periódicos.
Dessa forma, você poderá comparar a velocidade média da sua internet e cobrar a empresa no caso de defasagem na sua conexão.
Faça o teste agora mesmo!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...