Você fez um teste de velocidade e percebeu uma lentidão na sua internet? Ou a velocidade de upload/download está sempre lenta? Confira abaixo possíveis causas para esse problema:
Se sua internet está lenta, pode ser porque muitas pessoas estão usando sua conexão ao mesmo tempo.
Se você não tem senha para seu WiFi, outras pessoas podem estar utilizando sua banda larga neste exato momento. Por isso, crie uma senha segura e difícil de adivinhar.
Cuidado: uma internet lenta pode ser causada por vírus. Esses programas maliciosos não só exibem propagandas indesejadas, como também podem roubar seus dados pessoais.
Colocar o roteador em um local ruim pode prejudicar o sinal. Instale-o em um ponto central em relação aos dispositivos e, se possível, mantenha a antena a pelo menos 1,5 metro do chão.
Enfrentando problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
O MTU define o tamanho dos pacotes de dados e afeta a qualidade da conexão. Para conexões cabeadas (ethernet), o valor ideal é 1500 bytes. Para WiFi, use 1492 bytes.
Mesmo com menor interferência atualmente, aparelhos Bluetooth podem afetar a velocidade da internet. Desative-os quando estiver próximo ao roteador
Leia também: A internet está mais lenta esse ano? Especialista responde!
Quanto mais longe você estiver do roteador, mais fraco será o sinal. Se estiver realizando atividades que exigem alta velocidade, como jogos online, conecte o cabo ethernet ao computador e evite o WiFi.
Enfrentando problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
Às vezes, a lentidão pode ser causada pela própria provedora, que pode oferecer velocidades reduzidas na prática.
Tem dúvidas sobre sua velocidade de banda larga? Faça um teste no Minha Conexão, um portal com a maior rede de provedores associados no Brasil. O site é preciso, salva os resultados e não exige a instalação de programas.
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...