Você já ouviu falar em gateway? Esse termo complicado designa um pedaço de hardware de rede. Muito complicado, certo?
Mas não precisa ser assim. O que importa mesmo é entender que esse recurso ajuda na conexão da sua internet.
Assim, seu computador ou celular podem se conectar e você acessa qualquer site ou aplicativo que precisar.
Vale a pena entender o que o gateway faz, para que ele serve, quais são os tipos e os erros que podem acontecer e como descobrir aquele que está presente no seu roteador.
Então, que tal entender melhor essa ferramenta?
Gateway é uma palavra inglesa que significa “porta de entrada”.
Na internet, esse termo designa um recurso que atua como intermediário para a troca de informações entre dois ou mais dispositivos conectados à rede.
Na prática, o que acontece é a coleta de informações no momento em que o usuário acessa um site ou um aplicativo.
Para fazer isso, o gateway consiste em uma máquina intermediária que interliga as redes, separa os domínios ou traduz os protocolos.
Para entender melhor, basta fazer a seguinte comparação. Quando você chega para votar, sempre tem um mesário na porta para organizar a fila e verificar se os eleitores estão com todos os documentos necessários.
Esse mesário é um gateway. Para votar, você precisa chegar até a sala, passar por ele e, então, entrar para finalizar o processo.
Entre os exemplos de gateways estão os roteadores e os firewalls. Ambos são intermediários entre o usuário e a rede.
Essa ferramenta pode ter mais de uma função. Entre as principais estão:
É importante lembrar de que, como o gateway atua como intermediário,ele é responsável por viabilizar a comunicação entre os dispositivos.
Ou seja, ele recebe o IP de um aparelho e permite que ele encontre o IP de outro. Assim, o encontro é garantido e a conexão é estabelecida.
Desse modo, a qualidade da conexão à internet e sua segurança dos dados são asseguradas.
Em outras palavras, é a chance de você navegar na internet sem erros ou imprevistos.
Apesar de ser sempre um intermediário, existem diferentes tipos de gateway.
Cada um deles tem suas características e é voltado para determinada finalidade. Veja quais são os principais.
É um encaminhador de pacotes. Ou seja, o equipamento está conectado à internet banda larga e compartilha a conexão com os outros dispositivos.
Assim, quando um dos outros aparelhos precisar acessar um site na internet, por exemplo, ele precisará fazer a consulta nesse gateway padrão.
Consiste em uma interface intermediária que permite transmitir dados entre clientes, comércio e bancos nos pagamentos da loja virtual.
Ele é chamado de gateway de pagamento, porque viabiliza a finalização das compras nos e-commerces.
Para entender o funcionamento, basta ver como ele funciona: o cliente entra na loja virtual, coloca os produtos no carrinho e realiza o checkout. Quando chega na hora do pagamento, ele fornece os seus dados.
Nesse momento, o gateway de pagamento faz o contato com a operadora do cartão ou da maquininha e confirmará a validade dos dados.
Se tudo estiver correto, a compra é finalizada. Apesar de ser um processo complexo, ele é concluído em segundos, como você já deve saber.
É um roteador virtual que pode ser adicionado à VCN para fazer a conexão direta com a internet.
O gateway de internet suporta tanto as conexões iniciadas na entrada quanto na saída.
Uma característica importante é que os recursos que precisam usar essa ferramenta devem estar em uma sub-rede pública e ter um endereço de IP também público.
O gateway de API é uma ferramenta de gerenciamento que intermedia o contato entre o cliente e os serviços de back-end.
Seu objetivo é aceitar as chamadas da interface de API, adicionar os serviços necessários e retornar o resultado esperado.
Normalmente, as APIs de empresas utilizam esse modelo, que gerencia tarefas comuns, como limitação de taxa, autenticação de usuários e estatísticas.
O gateway tem um funcionamento de via dupla. Isso significa que ele atua no envio e no recebimento de informações.
Ou seja, quando a informação encaminhada pelo IP chega ao gateway, ela passa por um processo de codificação e é enviada para a rede por meio de um pacote.
O IP do outro lado encontra o pacote de informações pela rede. Ele será baixado e decodificado pelo gateway. Assim, é possível acessá-lo por outro endereço IP.
Apesar desse processo ser bastante claro, erros podem acontecer. Os principais são os seguintes:
O erro 502 bad gateway sinaliza que há uma falha na comunicação entre dois ou mais servidores.
Por isso, o site não pode ser acessado, já que a retransmissão dos dados dificulta o carregamento da página.
Vários fatores podem levar a esse erro. Entre o principal está a sobrecarga de acessos no site.
Portanto, é um problema difícil de resolver, porque não está relacionado ao computador do usuário.
Ainda assim, é possível realizar algumas ações para tentar contornar a questão. Entre eles estão:
atualize a página: a resposta errada pode desaparecer em uma próxima tentativa. Por isso, vale a pena clicar no F5 ou no botão do navegador;
verifique um possível problema no site: se a atualização da página der errado, confira se outras pessoas estão com o mesmo erro. Para isso, entre no site Is It Down Right Now para saber se existem outras reclamações. Basta ver se há algum sinal vermelho ou laranja;
troque de navegador e limpe o cache: caso o site esteja funcionando, exceto para você, execute alguns passos no seu computador. Primeiro, limpe o cache e os cookies. Se não funcionar, troque o navegador;
reinicie o roteador: quando as outras alternativas não trazem resultado, vale a pena atualizar a conexão. Para isso, aperte o botão de liga ou retire o equipamento da tomada e volte a ligá-lo alguns segundos depois;
altere o DNS: o DNS traduz o endereço do site para o IP do servidor correspondente. Em caso de falha nesse processo, pode haver dificuldades na comunicação. Normalmente, o DNS já vem configurado. Ainda assim, é possível mudar as configurações do adaptador de rede. Duas boas opções são o do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) e o do Cloudflare (1.1.1.1 e 1.0.0.1);
atualize e reinicie o computador: o erro 502 também pode acontecer por um conflito do computador. Por isso, vale a pena baixar as atualizações pendentes e reiniciar a máquina.
Está com problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
O erro 504 gateway time-out ocorre quando o servidor tenta carregar uma página, mas o processo não é finalizado por falta de resposta de outro servidor.
Portanto, acontece devido à demora no tempo de resposta do servidor.
Alguns dos principais fatores que levam à ocorrência dessa falha são:
Para resolver esse problema, é possível realizar algumas ações. Elas são:
recarregar a página: atualize a página para verificar se o problema é apenas momentâneo;
reinicie o dispositivo: esse processo ajuda a resolver falhas de comunicação com modem, roteador ou switch. Para dar certo, é preciso seguir a ordem: ligar o modem, aguardar 60 segundo, ligar o roteador, esperar 2 minutos e, então, ligar o computador, smartphone ou tablet;
teste outro navegador: tente abrir a página em outro navegador, porque pode ter algum problema com o código do site;
revise as configurações de proxy: esse recurso é um intermediário entre o computador e a internet. Se houver algum problema nele, haverá dificuldade no carregamento. Para conferir as configurações do proxy:
acesse o menu “Iniciar” - “Configurações” - “Rede e Internet”;
no painel “Status”, clique em “Central de rede e compartilhamento”;
Quando o gateway padrão não está disponível, a conexão não pode ser finalizada.
Isso acontece porque o pacote IP não encontra as regras adequadas. Portanto, não chega ao destino esperado.
As maneiras para tentar consertar o problema indicam o motivo pelo qual esse erro acontece. Veja o que fazer:
desinstale os programas MacAfee do computador: muitas vezes, os softwares dessa empresa interferem no funcionamento do gateway. Ao desinstalar, a incompatibilidade desaparece;
resete o wi-fi: desabilite e habilite o wi-fi do menu de compartilhamento de rede e internet. Isso tende a resolver o problema;
atualize os drives de adaptador de rede: o ideal é usar a última versão, sempre baixando a última versão disponível no site da fabricante;
desative o recurso de auto-login no Windows: essa ferramenta pode entrar em conflito com as configurações de rede do Windows e levar ao erro;
desinstale os drivers de rede: é preciso fazer esse processo de forma completa. Ao reiniciar o computador, o próprio Windows identificará a falta dos drivers e reinstalará todos eles;
mude os drivers de rede: é o procedimento mais complicado e prevê em alterar os drivers por outro previamente instalados;
mude a frequência do roteador wireless: muitos roteadores mais recentes trabalham na frequência 5 GHz, mas os adaptadores funcionam a 2.4 GHz. Isso pode levar ao erro de gateway não disponível.
Como explicamos antes, o gateway sempre tem um endereço de IP vinculado a ele. Esse número de protocolo de internet costuma ser o do modem.
Por isso, para identificá-lo, você deve fazer o seguinte:
Agora você já sabe o que fazer para identificar o IP do gateway, certo?
Também entende a importância desse recurso e por que ele é necessário para a sua navegação na internet. Então, é só aproveitar esse conhecimento a seu favor!
E você, quer saber como está a velocidade da sua internet para ver se há estabilidade? Faça o teste no Minha Conexão e saiba mais!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...