Vez ou outra um serviço online fica fora do ar e parece até que a internet quebrou. Quem nunca sofreu porque o Google começou a dar problemas ou o WhatsApp parou de funcionar?
Quando é um provedor ou serviço que muitas pessoas usam, geralmente vira até notícia, e os usuários ficam sabendo o que está acontecendo.
Mas, por vezes, é necessário contar com o auxílio de plataformas como o Downdetector para verificar se há falha no serviço. Continue a leitura e descubra como esse serviço funciona!
A própria plataforma se define como um serviço de previsão do tempo do mundo digital.
Não entendeu? É simples: eles monitoram, em tempo real, qualquer problema ou interrupção de serviços da internet.
Criado em 2012 e operado pela Ookla, o Downdetector torna possível rastrear problemas de provedores de internet, operadoras de telefonia celular, transportes públicos, linhas aéreas e outros serviços online.
Com os dados apurados, é possível até mesmo prever que vão acontecer problemas em determinados períodos.
Seu objetivo é fazer com que o público fique melhor informado, já que as soluções existentes não dão explicações satisfatórias aos usuários.
Além disso, com os problemas identificados, é possível promover melhorias nos serviços, contribuindo para transformações digitais positivas.
O Downdetector utiliza diversas fontes para coletar os dados e analisar a situação de funcionamento dos serviços.
O serviço monitora diversos dados e usuários do mundo todo também podem contribuir e avisar se um serviço está fora do ar.
Inclusive, uma das fontes mais utilizadas é o Twitter, já que usuários do mundo inteiro fazem notificações na rede social.
Em tempo real, o Downdetector confere as informações coletadas e gera uma análise e acompanhamento das interrupções dos serviços.
Isso acontece no começo das falhas apresentadas, o que permite um acompanhamento total do processo, até a resolução da situação.
Além disso, a plataforma mantém um histórico de grandes falhas. Um exemplo é quando os serviços da Google saíram do ar em dezembro de 2020.
Agora, ao consultar a gigante da internet no Downdetector, você é capaz de ver que houve um problema nessa data e que ele foi resolvido.
Você como usuário também contribui para a coleta de dados do Downdetector.
No site, você pode informar que tem problema em algum serviço online.
Essas notificações ficam cadastradas dando um panorama geral de falhas, o que ajuda a plataforma a verificar se é um caso isolado ou se está ocorrendo algo de diferente em determinada região ou com o serviço em questão.
Por exemplo, se sua internet está caindo toda hora você pode acessar o downdetector e verificar se há algo acontecendo.
Se não, você pode informar o seu problema e, a partir do número de notificações, o site aponta se é um caso específico da sua residência ou se mais pessoas estão passando pelo mesmo.
O serviço é 100% gratuito e pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira verificar o funcionamento de um site, programa ou aplicativo.
Você pode fazer quantas consultas quiser, assim como notificar os problemas sempre que necessário.
O intuito da plataforma é informar o público sobre as falhas e contribuir para que os serviços sejam melhorados.
Usar o Downdetector é muito simples. Veja como proceder:
Mesmo que não tenha um problema em massa com o serviço com problemas, o usuário tem a opção de notificar.
Para notificar alguma falha:
Teste sua velocidade no Minha Conexão!
Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.
Além de serviços em geral, o Downdetector pode ser usado para verificar se há algum problema com sua operadora de internet.
Como estão sempre entre os serviços com falhas, o acompanhamento é constante e por região.
Para isso você pode seguir o mesmo passo a passo descrito na seção anterior, inclusive o método para enviar seu reporte erro.
Para saber quais são os planos e provedoras disponíveis na sua região, você pode usar o nosso comparador de planos internet banda larga.
Às vezes pode acontecer de a sua provedora de internet aparecer como funcionamento normal do Downdetector e, ainda assim, você achar que ela está lenta.
Se esse é o caso, o melhor é fazer um speedtest de internet aqui no Minha Conexão.
Basta acessar a nossa página de teste de velocidade e aguardar alguns segundos.
Em instantes vai aparecer na página qual a velocidade de download, de upload e a velocidade do ping.
Aí, é só comparar com a velocidade de conexão que você contratou.
Por exemplo, se você contratou 15 Mega, mas só está com 7 Mega, você está recebendo menos do que o prometido pela operadora.
Se for uma vez só, é um problema temporário, mas se acontecer várias vezes, vale a pena entrar em contato com a provedora e verificar o que está acontecendo.
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...