Ter intrusos na rede pode ser muito prejudicial, tanto para a velocidade de sua conexão quanto para a segurança de suas senhas e seus arquivos. Mas você deve estar se perguntando: como me proteger? Como saber quem está usando meu wifi?
Pensando em auxiliar nesse aspecto, preparamos um conteúdo especial que vai te ensinar a monitorar sua rede, para identificar qualquer possível intruso. Prossiga com sua leitura!
Existem algumas maneiras práticas de saber quem está usando o wifi. Tanto no smartphone, quanto no computador, é possível identificar quais dispositivos estão conectados na sua rede.
Em alguns casos, é possível até bloquear o equipamento.
Contudo, caso você não consiga, basta alterar a senha para que esses dispositivos sejam desconectados do seu wifi. Veja, a seguir como fazer os procedimentos.
Para realizar esse procedimento pelo seu computador, você deve ter conhecimento do endereço de IP do seu roteador. Caso você não saiba, algumas maneiras de conseguir, são:
Nesse último caso, o procedimento que deve ser adotado, é:
Lá, vão aparecer informações sobre sua conexão de rede, onde você deve buscar por “gateway padrão”, que será apresentado por uma sequência de números, separado por pontos — 192.168.0.1, por exemplo.
Tendo o IP em mãos, abra seu navegador e digite o número na barra de endereços. Depois, coloque o usuário e senha do modem para acessar a página inicial da interface.
Lá, você deve buscar pela opção que apresenta os dispositivos que estão conectados em sua rede. E, caso você identifique alguma conexão estranha, execute os procedimentos necessários para bloqueá-la.
Para conseguir executar esta ação pelo smartphone, o ideal é que se instale algum aplicativo próprio para isso.
Existem diversas opções nas lojas de aplicativos de sua plataforma e algumas delas cumprem bem essa função, tais como:
Depois de realizar os procedimentos, seja no celular ou no smartphone, e descobrir quantos dispositivos estão pendurados em sua rede, basta ver o nome que corresponde a cada um deles.
Geralmente, cada dispositivo tem seu nome raiz, seja pelo modelo do produto ou algum número de série, que é informado quando se está conectado.
Para facilitar a descoberta, copie o nome ou número em questão e faça uma busca pela internet por esse dispositivo.
Nos smartphones, para barrar a ação de intrusos na sua rede, deve-se utilizar as opções de bloqueio da ferramenta que esteja usando, depois de identificar quem são os possíveis invasores.
Cada programa tem o seu meio de bloqueio e, geralmente, são de fácil acesso para os usuários . Alguns até apresentando essa ação como sugestão após detectar os usuários indesejados.
Para os computadores, a melhor maneira de bloquear esses dispositivos, é pela opção fornecida pelo seu modem.
Para descobrir como fazer isso, basta entrar em contato com o suporte técnico da empresa que fornece o equipamento.
E você também sempre tem a opção de trocar a senha do seu roteador!
Teste sua velocidade no Minha Conexão!
Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.
Agora que você já sabe como saber quem está usando o wifi, vale partir para as dicas de como proteger a sua rede desses invasores.
Nos tópicos a seguir, mostramos algumas dicas fáceis de colocar em prática, mas que são muito úteis.
Colocar senhas fáceis, como datas comemorativas, torna muito fácil o trabalho dos invasores, não acha?
Basta a pessoa conhecer um pouco sobre você que já é possível arriscar um palpite certeiro.
Por isso, na hora de definir uma senha para o seu wifi, elabore algo que seja mais complexo.
A dica, aqui é alternar letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais (como o @, a # e o $).
Alterar a senha do wifi com certa periodicidade também é de muita ajuda. Assim, caso você exista algum intruso em sua rede, ele perderá a conexão imediatamente.
A sua internet está travando muito?
Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!
Os roteadores vêm com uma configuração padrão de fábrica. Em geral, são a mesma para os equipamentos, como login “admin” e senha “admin”.
Isso facilita o trabalho de malwares e vírus, que podem roubar não só a sua internet, como também os dados que você registra (como senhas e números de documentos).
Esse é o protocolo mais adequado, por apresentar um nível de segurança elevado.
Apesar de ainda apresentar algumas vulnerabilidades, ele ainda é melhor que algumas opções, como o WPA.
Esses recursos podem ser usados para se proteger de invasores potencialmente perigosos, que podem causar sérios prejuízos com roubo de informações ou até mesmo a instalação de algum vírus e malware em seus dispositivos.
Esperamos que esse artigo tenha respondido suas dúvidas sobre “como saber quem está usando meu wifi”! Aproveite e descubra também qual a velocidade da sua internet! É só fazer o teste do Minha Conexão!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...