Já imaginou utilizar seus jogos favoritos do Xbox pelo celular? É possível graças ao xCloud, serviço da Microsoft, que transmite jogos do Xbox diretamente da nuvem, por wi-fi ou rede móvel.
O serviço de streaming de jogos foi lançado em 2019 em alguns países e, agora, os testes no Brasil estão a todo vapor.
Essa é uma boa alternativa para gamers que não possuem, por exemplo, computadores com alto desempenho.
Gostou da novidade e quer saber mais como funciona, valores e como participar do teste do xCloud no Brasil? Continue a leitura!
O xCloud, também conhecido como Project xCloud, é uma plataforma do Xbox que tem o intuito de facilitar a vida dos gamers que não querem fazer download dos jogos para o seu dispositivo.
Isso porque a plataforma é toda com armazenamento em nuvem, evitando o uso e a limitação da capacidade de armazenamento interno.
Além dessa praticidade, o serviço também permite que você participe dos jogos em rede usando apenas o seu celular.
A conexão com o xCloud é feita por meio de um servidor remoto.
Dessa forma, o dispositivo se conecta pela internet para reproduzir as imagens e o áudio, como uma plataforma de streaming. Esse acesso pode ser feito via tablet, celular, computador ou outro dispositivo.
Para usar, é muito simples. Ao acessar a plataforma, basta selecionar o jogo, esperar pouco tempo até que o aplicativo se conecte no servidor de um Xbox, e jogar.
Como você estará em sua conta, os jogos ficam salvos e quando for jogar novamente, é possível continuar de onde parou.
Importante ressaltar que, atualmente, o xCloud roda apenas em dispositivos Android com versão 6.0 ou em versões superiores.
A previsão é que a empresa consiga oferecer o serviço, em breve, para dispositivos como IOS, da Apple, e PCs com sistemas variados.
Como necessita de uma conexão via wifi ou internet móvel é importante que a velocidade do plano de internet contratada seja suficiente para jogos online.
O próprio site do xCloud recomenda que se tenha uma conexão de dados móvel ou Wi-Fi de 5 GHz com velocidade de 10 Mbps, para que não haja travamentos, latência ou resolução baixa.
Para ver qual a real velocidade da sua internet, acesse o teste de velocidade do Minha Conexão.
Ali você encontra um speed test e descobre se a internet que você contratou está com uma boa velocidade de download, upload e ping.
Além disso, você pode também fazer um comparativo de planos e verificar qual atenderia suas necessidades para jogar online.
Esse é um dos projetos mais ambiciosos da Microsoft e, por isso, em cada país em que houve o lançamento foi feito, antes, uma fase de teste com jogadores regionais.
Por isso, o xCloud está em fase beta no Brasil, ou seja, testando as funcionalidades, aceitação e viabilidade com os jogadores, desde 2020.
Alguns usuários já foram convidados para participarem desses testes que oferecem aproximadamente 30 títulos variados de jogos.
A previsão de estreia oficial do xCloud no Brasil é 2021, mas a data correta ainda não foi divulgada pela empresa.
Enfrentando problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
Para testar o xCloud no Brasil você precisa:
Antes de tentar realizar sua inscrição para testar o acesso beta do xCloud, verifique se você possui os equipamentos necessários para isso. Para usar o serviço você precisa de:
Um detalhe importante é que nesse período de testes, a Microsoft não está exigindo que os participantes tenham uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate ou do Xbox Live Gold.
Além disso, também não é um pré-requisito que o usuário tenha um console Xbox. Mas fique atento: quando o serviço começar a rodar oficialmente será necessária a assinatura do plano.
Ou seja, no momento, você só precisa se cadastrar e ser aprovado para testar o serviço.
Por enquanto, no Brasil foram disponibilizados cerca de 30 jogos para testar. Listamos abaixo os principais deles, confira:
Nos demais países que já passaram pela fase de teste e o serviço já é comercializado, a gama de jogos disponíveis no xCloud é bem maior e variada.
Por ainda estar em fase de testes, os primeiros usuários não vão pagar nada pelo acesso.
Isso porque a Microsoft não está exigindo que o usuário tenha assinatura do Xbox Game Pass Ultimate ou do Xbox Live Gold e também não é exigido que o usuário tenha console Xbox. Portanto, é só se registrar e usar!
Porém, esse acesso será cobrado quando o serviço sair da fase de teste e for lançado oficialmente no país. Atualmente, a assinatura do Game Passa custa a partir de R$ 45.
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...