O Twitter caiu e a dúvida que fica é: o que causou o problema? Identificar o erro pode levar um tempo. Afinal, as causas são variadas, como:
Na maioria das vezes, é possível corrigir o erro para voltar a acessar a rede social. Para entender o que fazer quando o Twitter cair, leia este post com dicas práticas. Vamos lá?
É normal um serviço deixar de funcionar temporariamente, mas é preciso entender quais são as causas. As falhas e instabilidades podem ser geradas por diferentes motivos.
Então, como descobrir qual é o motivo que levou à queda do Twitter? Os sites de monitoramento podem ajudar.
Vários deles verificam quais serviços estão com falhas no acesso. Inclusive, identificam quando o Twitter caiu, já que emite relatórios em tempo real.
Veja alguns sites que permitem fazer essa análise:
A sua internet está travando muito?
Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!
É uma plataforma online que monitora, em tempo real, os problemas e as interrupções do Twitter e de outros serviços na internet.
O Downdetector mostra quais foram os problemas reportados nas 24 horas anteriores por meio de um gráfico. Além disso, permite acompanhar o histórico de falhas.
Mais do que isso, ele indica se há algum problema com o serviço, permite que você registre uma reclamação e apresenta as mais notificadas.
Para conferir todas as informações, acesse o site da plataforma.
É uma página do próprio Twitter que mostra a disponibilidade do serviço em tempo real. Por isso, apresenta:
O acesso pode ser feito pela página do API Status do Twitter.
O serviço do Google mostra os termos mais buscados na internet. O que isso tem a ver com uma possível queda do Twitter?
Ao verificar no Google Trends que houve um pico de buscas por palavras-chave como “Twitter caiu”, “Twitter fora do ar”, “Twitter parou de funcionar” e “problemas no Twitter”, você sabe que o serviço realmente deve ter sido interrompido por algum problema.
Para usar o Google Trends, acesse o site e pesquise as palavras-chave no campo de busca. Depois, faça o filtro por Brasil “nas últimas 4 horas”.
Uma boa dica é verificar se o Twitter caiu em publicações feitas no Facebook, por exemplo. Pode até parecer estranho, mas a ideia é perguntar a outros usuários se estão conseguindo acessar o microblog.
Isso pode ser feito por qualquer rede social. Até mesmo pelo WhatsApp. A ideia é aproveitar a deixa e descobrir se o problema está no seu login ou se é geral.
Quando você acha que o Twitter caiu, chega o momento de começar os testes. Os sites acima já ajudam a encontrar a sua resposta.
Mas talvez seja necessário fazer uma investigação mais aprofundada. Nesse caso, é preciso seguir as dicas abaixo.
Você tem certeza de que a sua internet está com boa conexão? Pode ser que o problema esteja aí.
Por isso, tente acessar outros sites primeiro. Se conseguir, verifique a velocidade da sua internet.
Muitas vezes, ela está instável e isso pode ser identificado ao baixar um vídeo do Twitter ou fazendo um teste de velocidade.
Uma dica é entrar no Minha Conexão e aguardar o resultado. Assim, você saberá se precisa entrar em contato com a operadora, reiniciar o modem etc.
Enfrentando problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
Versões mais atualizadas do navegador podem contribuir para o acesso correto ao Twitter. Caso contrário, esse pode ser um motivo para a queda do serviço.
Cada um deles tem um passo a passo diferente. Veja as possibilidades:
O Google Chrome também indica quando é necessário atualizar. É só conferir a notificação ao lado da barra de endereços, junto com os três pontinhos.
O Windows todo é atualizado e com ele, o Microsoft Edge. Isso é necessário porque essa é a forma de instalar a versão mais recente do navegador.
Teste sua velocidade no Minha Conexão!
Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.
O macOS será totalmente atualizado, inclusive o Safari, que é um app integrado.
O cache do navegador armazena várias informações de um sistema.
Já os cookies são pequenos arquivos de sites visitados que são armazenados no seu computador.
Apesar de serem necessários em algumas situações, tanto cache quanto cookies de navegação podem interferir na boa navegação.
Por isso, é preciso limpá-los. Confira o passo a passo em cada um dos navegadores.
Descubra a velocidade real da sua internet!
Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!
O próximo passo é acessar o Twitter por meio de outros dispositivos e plataformas para ver se dá certo. Assim, se você está no site, acesse o app e vice-versa.
Se a instabilidade ocorrer apenas em uma dessas plataformas, a outra permitirá o acesso normal. Assim, você resolve o seu problema na hora.
Em alguns casos, o Twitter cai para você por motivos de imposição de limitações temporárias ou suspensões.
Isso acontece quando as regras ou os termos de serviço são violados.
É importante verificar qual é o seu caso e identificar o motivo pelo qual a sua conta foi suspensa ou limitada. Entre os motivos estão:
Saiba mais a seguir!
Está com problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
Para saber se a sua conta do Twitter foi suspensa e tentar recuperá-la, faça o seguinte:
Caso a conta de e-mail tenha sido apenas limitada, você poderá navegar pelo microblog, mas será impossível postar. Nesse período, é possível enviar mensagens diretas (directs) para os seguidores.
Vale a pena saber que a conta do Twitter pode ficar suspensa ou limitada pelo período de 12 horas a 7 dias. O intervalo varia de acordo com a violação.
Agora você já sabe como identificar quando o Twitter caiu e o que fazer para resolver seu problema. Lembre-se de que existem várias possibilidades. Portanto, verifique todas elas.
Quer saber se o problema está na sua internet? Acesse o site Minha Conexão e veja como está a entrega de velocidade do seu plano!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...