Minha Conexão

Twitter Caiu? Identifique o Problema e Saiba o que Fazer

O Twitter caiu e a dúvida que fica é: o que causou o problema? Identificar o erro pode levar um tempo. Afinal, as causas são variadas, como:

  • suspensão da sua conta;
  • problemas na conexão à internet;
  • dificuldades no funcionamento do microblog;
  • existência de cookies ou cache que precisa ser limpo.

Na maioria das vezes, é possível corrigir o erro para voltar a acessar a rede social. Para entender o que fazer quando o Twitter cair, leia este post com dicas práticas. Vamos lá?

Homem conferindo se o Twitter caiu. Ele está segurando um celular e na tela é possível ver a área de login do aplicativo

Como saber se o Twitter caiu?

É normal um serviço deixar de funcionar temporariamente, mas é preciso entender quais são as causas. As falhas e instabilidades podem ser geradas por diferentes motivos.

Então, como descobrir qual é o motivo que levou à queda do Twitter? Os sites de monitoramento podem ajudar.

Vários deles verificam quais serviços estão com falhas no acesso. Inclusive, identificam quando o Twitter caiu, já que emite relatórios em tempo real.

Veja alguns sites que permitem fazer essa análise:

comparar

A sua internet está travando muito?

Teste sua velocidade e veja se você está recebendo a velocidade contratada!

TESTE DE VELOCIDADE

Downdetector

É uma plataforma online que monitora, em tempo real, os problemas e as interrupções do Twitter e de outros serviços na internet.

O Downdetector mostra quais foram os problemas reportados nas 24 horas anteriores por meio de um gráfico. Além disso, permite acompanhar o histórico de falhas.

Mais do que isso, ele indica se há algum problema com o serviço, permite que você registre uma reclamação e apresenta as mais notificadas.

Para conferir todas as informações, acesse o site da plataforma.

API Status

É uma página do próprio Twitter que mostra a disponibilidade do serviço em tempo real. Por isso, apresenta:

  • quando o Twitter caiu;
  • quais foram os últimos problemas identificados;
  • quais são as manutenções agendadas.

O acesso pode ser feito pela página do API Status do Twitter.

Google Trends

O serviço do Google mostra os termos mais buscados na internet. O que isso tem a ver com uma possível queda do Twitter?

Ao verificar no Google Trends que houve um pico de buscas por palavras-chave como “Twitter caiu”, “Twitter fora do ar”, “Twitter parou de funcionar” e “problemas no Twitter”, você sabe que o serviço realmente deve ter sido interrompido por algum problema.

Para usar o Google Trends, acesse o site e pesquise as palavras-chave no campo de busca. Depois, faça o filtro por Brasil “nas últimas 4 horas”.

Acesse outras redes sociais

Uma boa dica é verificar se o Twitter caiu em publicações feitas no Facebook, por exemplo. Pode até parecer estranho, mas a ideia é perguntar a outros usuários se estão conseguindo acessar o microblog.

Isso pode ser feito por qualquer rede social. Até mesmo pelo WhatsApp. A ideia é aproveitar a deixa e descobrir se o problema está no seu login ou se é geral.

O que fazer quando o Twitter não entra?

Quando você acha que o Twitter caiu, chega o momento de começar os testes. Os sites acima já ajudam a encontrar a sua resposta.

Mas talvez seja necessário fazer uma investigação mais aprofundada. Nesse caso, é preciso seguir as dicas abaixo.

Verifique se a internet caiu

Você tem certeza de que a sua internet está com boa conexão? Pode ser que o problema esteja aí.

Por isso, tente acessar outros sites primeiro. Se conseguir, verifique a velocidade da sua internet.

Muitas vezes, ela está instável e isso pode ser identificado ao baixar um vídeo do Twitter ou fazendo um teste de velocidade.

Uma dica é entrar no Minha Conexão e aguardar o resultado. Assim, você saberá se precisa entrar em contato com a operadora, reiniciar o modem etc.

comparar

Enfrentando problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Confira se o navegador está atualizado

Versões mais atualizadas do navegador podem contribuir para o acesso correto ao Twitter. Caso contrário, esse pode ser um motivo para a queda do serviço.

Cada um deles tem um passo a passo diferente. Veja as possibilidades:

Como verificar se o Google Chrome está atualizado

  1. Clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito da página e selecione “Ajuda”.
  2. Na seta, aparecerá a opção “Sobre o Google Chrome”.
  3. Automaticamente, aparecerá o número da versão e se é preciso atualizar o navegador.

O Google Chrome também indica quando é necessário atualizar. É só conferir a notificação ao lado da barra de endereços, junto com os três pontinhos.

Como verificar se o Microsoft Edge está atualizado

  1. Abra o menu Iniciar do computador.
  2. Acesse o item “Configurações”.
  3. Selecione “Atualização e segurança”.
  4. Pesquise “Windows update” e clique em “Verificar atualizações”.

O Windows todo é atualizado e com ele, o Microsoft Edge. Isso é necessário porque essa é a forma de instalar a versão mais recente do navegador.

comparar

Teste sua velocidade no Minha Conexão!

Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.

TESTE SUA CONEXÃO

Como verificar se o Mozilla Firefox está atualizado

  1. Clique no menu e selecione “Ajuda” no navegador.
  2. Depois, clique em “Sobre o Firefox”.
  3. Na janela que será aberta, aparecerá se existe alguma atualização. Se for o caso, o download é automático. É só esperar.
  4. Assim que terminar de baixar, clique em “Reiniciar”. Pronto! O navegador estará atualizado.

Como verificar se o Safari está atualizado

  1. Acesse o menu Apple no canto da tela.
  2. Clique em “Preferências do sistema”.
  3. Selecione “Atualização de software” e, então, “Atualizar agora”.

O macOS será totalmente atualizado, inclusive o Safari, que é um app integrado.

Homem usando o celular e conferindo se o Twitter caiu. Ele usa uma blusa branca e um óculos de sol pendurado na camisa. O rosto do rapaz não aparece completamente na foto

Limpe o cache ou os cookies de navegação

O cache do navegador armazena várias informações de um sistema.

Já os cookies são pequenos arquivos de sites visitados que são armazenados no seu computador.

Apesar de serem necessários em algumas situações, tanto cache quanto cookies de navegação podem interferir na boa navegação.

Por isso, é preciso limpá-los. Confira o passo a passo em cada um dos navegadores.

comparar

Descubra a velocidade real da sua internet!

Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!

TESTE SUA INTERNET

Como limpar o cache no Google Chrome

  1. Abra o navegador e clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito.
  2. Selecione a opção “Mais ferramentas” e, depois, “Limpar dados de navegação”.
  3. Defina um intervalo de tempo na parte superior da tela. Escolha “Todo o período”.
  4. Marque os campos ao lado de “Imagens e arquivos armazenados em cache” e “Cookies e outros dados do site”.
  5. Escolha a opção “Limpar dados”.

Como limpar o cache no Microsoft Edge

  1. Abra o navegador e selecione “Configurações e mais”.
  2. Em seguida, clique em “Configurações”.
  3. Das opções disponíveis, escolha “Privacidade, pesquisa e serviços”.
  4. Selecione “Limpar dados de navegação” e depois “Escolher o que limpar”.
  5. Defina um período em “Intervalo de tempo”.
  6. Escolha “Cookies e outros dados do site” e clique em “Limpar agora”.

Como limpar o cache no Mozilla Firefox

  1. Clique nos três riscos dispostos na parte superior da página do navegador.
  2. Selecione “Configurações”.
  3. Escolha “Privacidade e segurança”.
  4. Toque em “Limpar dados”.
  5. Em seguida, veja as opções “Cookies e dados de sites” e “Conteúdo armazenado em cache” e marque ambas.
  6. Clique no botão “Limpar”.

Como limpar o cache no Safari

  1. Acesse a opção “Ajustes” e escolha “Safari”.
  2. Clique em “Limpar histórico e dados dos sites”.

Tente acessar o Twitter por diferentes plataformas

O próximo passo é acessar o Twitter por meio de outros dispositivos e plataformas para ver se dá certo. Assim, se você está no site, acesse o app e vice-versa.

Se a  instabilidade ocorrer apenas em uma dessas plataformas, a outra permitirá o acesso normal. Assim, você resolve o seu problema na hora.

Verifique se houve algum erro ou suspensão da conta

Em alguns casos, o Twitter cai para você por motivos de imposição de limitações temporárias ou suspensões.

Isso acontece quando as regras ou os termos de serviço são violados.

É importante verificar qual é o seu caso e identificar o motivo pelo qual a sua conta foi suspensa ou limitada. Entre os motivos estão:

  • spam;
  • segurança da conta em risco;
  • tweets ou comportamentos abusivos.

Saiba mais a seguir!

comparar

Está com problemas na sua conexão?

Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!

TESTE SUA CONEXÃO

Como saber se a minha conta do Twitter foi suspensa?

Para saber se a sua conta do Twitter foi suspensa e tentar recuperá-la, faça o seguinte:

  1. Entre na sua conta do Twitter.
  2. Veja a mensagem que informa “Sua conta foi bloqueada”.
  3. Clique em “Iniciar”.
  4. Insira o seu número de celular. Ele será vinculado à sua conta.
  5. Aguarde a mensagem de texto ou a ligação com o código de verificação.
  6. Digite o código e toque em “Enviar” para desbloquear a conta.

Caso a conta de e-mail tenha sido apenas limitada, você poderá navegar pelo microblog, mas será impossível postar. Nesse período, é possível enviar mensagens diretas (directs) para os seguidores.

Vale a pena saber que a conta do Twitter pode ficar suspensa ou limitada pelo período de 12 horas a 7 dias. O intervalo varia de acordo com a violação.

Agora você já sabe como identificar quando o Twitter caiu e o que fazer para resolver seu problema. Lembre-se de que existem várias possibilidades. Portanto, verifique todas elas.

Quer saber se o problema está na sua internet? Acesse o site Minha Conexão e veja como está a entrega de velocidade do seu plano!

Conteúdo atualizado em

Jessica Borges

Por Jessica Borges

Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.

Carregando...