Cada vez mais, os grupos de telegram têm servido como uma excelente ferramenta para quem quer compartilhar assuntos em comum e interagir com uma grande quantidade de pessoas, seja sobre assuntos pessoais, profissionais, familiares ou de qualquer outra temática.
No entanto, diferente de alguns países, o aplicativo ainda não é tão popular quanto parece aqui no Brasil — o que acaba gerando diversas dúvidas.
Afinal, como é esse recurso na prática? Quantas pessoas podem fazer parte de um mesmo grupo? O que mais devo saber sobre o tema?
Para que você aproveite todas as utilidades oferecidas pelos grupos de Telegram, a seguir, explicaremos detalhadamente como eles funcionam, qual a diferença para outras ferramentas do mensageiro e como criar o seu próprio grupo online. Confira!
Com uma dinâmica similar ao WhatsApp, os grupos de Telegram se destacam por oferecerem uma quantidade de recursos muito mais extensa aos usuários.
Isto é, o criador e os administradores autorizados do grupo conseguem determinar toda a dinâmica de interação dentro daquele espaço.
Dessa forma, é possível desde restringir o envio de mensagens por participantes não-administradores até pautar quais são os assuntos permitidos ali.
Para entrar em um grupo, o usuário precisa ser adicionado por um administrador ou receber o link de convite.
Cada grupo pode conter até 200 mil membros, contando o criador e demais administradores.
Logo, o recurso consegue cumprir o objetivo de comunicação do administrador e alcançar um bom número de pessoas com muita facilidade.
Portanto, isto torna o mensageiro excelente para uso em estratégias de marketing, fortalecimento institucional e divulgação de conteúdo.
Fora a troca de mensagens e compartilhamento de arquivos tradicionais, os grupos de Telegram disponibilizam outras funções interessantes para quem precisa otimizar ao máximo a sua comunicação.
Além disso, as hashtags, por exemplo, funcionam igual às outras redes sociais, facilitando a localização de mensagens que tratam de um mesmo assunto.
Duvida? Faça o teste e descubra tudo sobre o tema ao pesquisar com o ícone “#” sobre crescimento capilar, por exemplo.
Outra técnica revolucionária é o uso dos bots, que automatizam diversas tarefas que antes só poderiam ser realizadas pelo administrador.
Os bots podem responder a perguntas predeterminadas e bloquear mensagens impróprias. Além disso, geram enquetes e compartilham os conteúdos da sua marca.
O Telegram conta também com uma função que pode ser confundida com o grupo.
Estamos falando dos canais, uma alternativa muito válida para compartilhar mensagens com um número ilimitado de pessoas e manter a organização dentro daquele espaço.
Nessa situação, o canal pode ter um chat exclusivo, mas seu objetivo principal é apenas a transmissão de mensagens, arquivos e informações.
Se você sabe o que é link building, os grupos de Telegram podem ser uma ótima maneira de divulgar e encontrar parceiros para a sua marca.
Isso porque é possível encontrar, por meio da barra de pesquisa da plataforma, centenas de grupos destinados à divulgação de produtos, marcas e conteúdo dos mais diversos segmentos.
E mais do que isso, por ser um mensageiro muito usado no compartilhamento de dicas e utilidades de modo geral, não é incomum que a plataforma se torne um veículo orgânico de engajamento de usuários.
Desse modo, isso acontece pois os usuários podem recomendar gratuitamente marcas e produtos com os quais tiveram uma boa experiência no ambiente digital.
A título de exemplo, existem muitos grupos de estudos para concurseiros e vestibulandos com pessoas de diversas partes do país.
Por fim, essas pessoas compartilham diariamente blog posts com dicas de aprendizagem, materiais gratuitos de aula e indicações de cursos e simulados que podem ou não incluir cupons de desconto.
Agora que você já sabe como esse recurso pode ser útil para o seu negócio, criar um grupo dentro da plataforma é super simples.
Portanto, basta clicar no ícone do lápis, localizado no canto inferior direito do aplicativo, ou no mesmo local na aba de conversas (para a versão web) e selecionar a opção “novo grupo”.
A partir daí, você deverá selecionar quem serão os membros do grupo na sua lista de contatos e, em uma próxima etapa, definir um nome, imagem de capa e a descrição e/ou mensagem fixada para o chat.
Feito isso, é só configurar o seu grupo de Telegram da forma que preferir e começar a compartilhar e interagir com os participantes.
Está com problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
Os meios de comunicação estão evoluindo cada vez mais rápido no meio digital e não à toa os negócios de sucesso se adaptam bem às transformações e divulgações.
Por isso, aproveitar recursos gratuitos e de grande impacto como os grupos de Telegram virou uma das maneiras mais eficientes de aproximar o público da sua marca, formar uma comunidade engajada de usuários e fortalecer a sua autoridade no mercado. Comece agora mesmo!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...