Veja aqui se o seu 3G é seguro o suficiente para realização de transações bancárias e tire suas dúvidas sobre segurança.
Com as facilidades que a internet trouxe, ninguém mais quer sair de casa para realizar transações financeiras. Se você costuma usar o celular para resolver esse tipo de assunto, é bom ficar ligado ao tipo de conexão.
As redes de dados das operadoras costumam ser mais seguras que as redes Wi-Fi.
É bom lembrar que ninguém está completamente livre do risco de cair em algum golpe. Sempre há uma troca de dados entre a rede em que você está conectado e o seu celular. As suas informações, como senhas e afins, passam por todo um sistema.
Embora sejam consideradas bem seguros, o 3G e o 4G também possuem vulnerabilidades, mas golpes envolvendo redes de dados são bem mais complexos e exigem muito trabalho ao criminoso, e graças a isso acontecem com menos frequência.
Para dar o golpe em alguém conectado ao 3G ou 4G, uma alternativa para o criminoso é comprometer o provedor que garante o acesso à internet móvel, e isso requer invadir uma rede imensa, que com certeza possui várias barreiras de segurança.
Outro caminho, também não tão fácil, é gerar um falso sinal perto da vítima, usando uma simulação de antena, o que exige alto custo e é bem raro de acontecer.
As redes 4G, embora parcialmente criptografadas, são mais modernas e mais seguras que as redes 2G e 3G, por isso, quem usa o 4G está mais seguro do que quem ainda usa conexões mais antigas, por exemplo.
Teste sua velocidade no Minha Conexão!
Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.
Ainda assim, esses tipos de golpes são bem raros, por isso, quando for realizar transações financeiras, prefira as redes móveis, pois as redes Wi-Fi são um alvo mais fácil para criminosos.
Utilize os aplicativos oficiais dos bancos, já que eles são desenvolvidos com mais proteção contra golpes. No site é mais fácil para o hacker te direcionar para páginas falsas.
Assim que você abrir o aplicativo do banco, deve aparecer um certificado digital, que é conectado ao servidor do banco, e dessa forma há mais segurança na conexão.
Se tiver que acessar pelo site, tenha certeza que os dados batem com os do banco. Se houver alguma divergência, é sinal de que houve algum direcionamento na conexão. Mas ainda assim, é muito mais seguro usar o aplicativo.
É claro que nem os aplicativos estão 100% livres de golpes. O mais fácil de se ver, que é também o que mais cresce a cada dia no Brasil, é a proliferação de trojans e vírus capazes de roubar os dados do usuário, ou então instalar um falso aplicativo do banco.
Agora que você já sabe todas as informações com relação à segurança na hora de realizar transações, faça um teste para medir a velocidade da sua conexão e veja se o que está recebendo em casa corresponde ao plano pelo qual está pagando.
Faça agora mesmo o teste de velocidade no MinhaConexão!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...