Hoje em dia, praticamente todas as casas que contam com uma conexão de internet utilizam o Wi-Fi. Além de ser mais prático e eliminar o uso de fios, os celulares, tablets, notebooks, smart TVs e dispositivos similares fazem uso desse tipo de conexão.
Porém, uma coisa que nem sempre é levada em consideração é a segurança dessa rede. Muitas vezes, a configuração do roteador é feita apenas quando ele chega em casa e depois ele é esquecido, o que pode ser bastante prejudicial.
Por isso, é muito importante saber como proteger o roteador da sua casa ou da sua empresa dos hackers. Assim, a informação poderá trafegar livremente e com o máximo de segurança, evitando ao máximo eventuais interceptações e roubos de dados.
Descubra a velocidade real da sua internet!
Faça o teste do Minha Conexão e descubra se está recebendo a velocidade contratada!
Não é bem assim. Os roteadores podem ser perigosos, desde que não sejam configurados adequadamente ou sejam expostos a condições inseguras.
Caso o roteador não esteja devidamente protegido, é possível acessar as informações que trafegam pela rede e até mesmo invadir os notebooks, smartphones e demais dispositivos que estiverem conectados.
Por exemplo, um roteador que tenha sido configurado adequadamente, tenha uma senha segura e seja atualizado constantemente, tem muito poucas chances de ser invadido. Por outro lado, um roteador sem senha ou com uma senha muito óbvia está bem mais suscetível a esses ataques.
Fazendo uma analogia, seria o mesmo caso de uma porta: ela só passa a ser perigosa caso esteja aberta ou mal fechada. Se ela estiver bem trancada, então está bem protegida.
Existem dicas simples que podem ser adotadas para manter a segurança da conexão e, consequentemente, dos dados e informações que trafegam por ela. Algumas delas são as seguintes:
Além de proteger o roteador da sua casa, você também deve se assegurar de que a velocidade da internet esteja de acordo com o que foi contratado, de modo que você não seja lesado financeiramente.
Para isso, basta realizar um teste de velocidade, como o oferecido no site da MinhaConexão, que te permite ter certeza sobre a real velocidade da sua conexão. Se você quer saber de várias dicas para sua internet, então o blog da MinhaConexão também é o lugar ideal.
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...