Ao testar a velocidade da sua internet e ver que ela está baixa, é comum ficar sem entender o motivo. Isso porque muita coisa influencia na qualidade da internet que chega no seu PC, tablet ou Smartphone. Confira aqui o que pode prejudicar a qualidade e a velocidade da sua conexão.
O modem pode apresentar alguns travamentos, o que interfere diretamente na conexão com a internet. Isso pode ocorrer por diversos fatores, como interferência de outros aparelhos eletrônicos, quedas de luz ou sobrecarga no tráfego de informações. Para solucionar a questão, a dica aqui é desligar o modem por, no mínimo, 10 segundos antes de religar. Quando você reinicia o aparelho, limpa sua memória e restaura o funcionamento normal para o envio de pacote de dados.
Os problemas com os cabos costumam ser uma das mais frequentes causas para a falta de internet. Isso acontece porque é comum o cabo Ethernet ficar frouxo ou até mesmo desconectar, conforme as pessoas mexem nos móveis. Quando isso acontece, aparece um “X” no ícone de rede, o que indica a suspensão da conexão. Para solucionar o problema, basta apenas encaixar o plugue novamente. Um cabo ruim ou mal conectado, pode fazer que sua internet perca pacotes, deixando-a mais lenta.
Enfrentando problemas na sua conexão?
Faça o teste de velocidade e verifique se o problema está na sua internet!
A desatualização do driver da placa de rede, ou mesmo a desativação do adaptador de rede pode levar a problemas de conexão e, consequentemente, interferência na velocidade da internet. Para ativar basta entrar em “Painel de Controle” > “Central de Rede e Compartilhamento” > “Alterar as Configurações do Adaptador” e, por último, clicar com o botão direito no ícone da placa e selecionar “Ativar”.
Os receptores Wi-Fi podem apresentar os mesmos problemas que os roteadores e modems. Se você possui esse aparelho, reinicie-o. Alguns modelos já apresentam um botão para essa finalidade. Se não for o caso do seu, basta retirar o adaptador wireless do USB e recoloca-lo depois de alguns minutos.
Se o ícone que indica a conexão estiver normal e a placa de rede também, mas mesmo assim você percebe que a velocidade de download despencou e o acesso caiu, é provável que a falha esteja no servidor DNS. Para resolver bastar configurar um DNS externo, o que pode ser feito através da “Central de Rede e Compartilhamento”, no “Painel de Controle”.
Teste sua velocidade no Minha Conexão!
Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.
Se o dispositivo estiver configurado para uma banda maior que a capacidade da placa de rede do seu PC de ser compatível, ele não irá conseguir receber o sinal da Internet.
Para solucionar o dilema, você tem que entrar nas configurações do roteador. Ler o manual de instruções é a melhor pedida, já que cada modelo funciona de uma forma e será preciso alterar a largura e a configuração de banda do seu roteador, que deverão ser compatíveis com o PC.
O teste de internet do MinhaConexão é muito importante para que você descubra como está a qualidade da internet no seu Computador ou Smartphone.
Acompanhar de perto as informações dos seus dados de internet te possibilita saber se você precisa tomar atitudes que melhorem o sinal Wi-Fi, ou até mesmo entrar em contato com a operadora e exigir que o serviço seja checado. Faça o teste de velocidade do MinhaConexão de forma fácil, rápida e sem custos!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...