Você sabia que as empresas devem garantir, por lei, 80% da velocidade de download contratada e 40% da velocidade de upload?
Mesmo assim, segundo estudo da Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, 56% dos consumidores não recebem a velocidade contratada.
Se você também acha que sua conexão está lenta, aprenda agora como saber a velocidade da sua internet e ver se a conexão contratada está sendo entregue.
Para saber se sua operadora está entregando a velocidade em MBs (megabytes) contratada, acesse o site Minha Conexão e clique em iniciar.
Antes de começar o teste, verifique se:
Dessa forma você garante que o teste seja o mais real possível, já que esses fatores citados acima podem influenciar no resultado do teste de velocidade.
O velocímetro do Minha Conexão permite que você registre cada um dos testes realizados, seus horários e dias, para avaliar o desempenho da sua rede durante o tempo.
Para isso, basta clicar em “Entrar” no canto superior direito da tela e se cadastrar. É grátis!
Teste sua velocidade no Minha Conexão!
Descubra se você está recebendo a velocidade contratada no seu plano.
Sim! Pelo app do Minha Conexão, é possível medir a velocidade da internet pelo celular.
Siga os passos:
É importante lembrar que, como os celulares usam a internet via Wi-Fi, pode haver diferenças entre a velocidade contratada e o resultado do teste.
O sinal Wi-Fi pode sofrer interferências de outras redes, móveis e paredes, sendo obstáculos para o sinal chegar ao seu aparelho.
Por isso, ao medir a velocidade da sua internet banda larga pelo celular, fique perto do roteador e tenha em mente que ainda assim podem existir interferências.
Para um resultado mais próximo da realidade, recomendamos que faça o teste pelo computador conectado no cabo de internet.
Após finalizar o teste de velocidade, veja se o resultado é, no mínimo, 80% da velocidade contratada.
Por exemplo, se a sua internet for de 100 Megas, a velocidade da internet deve ser no mínimo de 80 Megas.
Se a velocidade estiver abaixo do recomendado, você pode reclamar com a sua operadora. Caso ainda assim não se resolva, pode fazer uma reclamação na Anatel.
Veja também outras formas de descobrir se você está recebendo a internet contratada!
Sua internet está lenta e travando muito?
Separamos as melhores ofertas de internet banda larga para você!
Para entender se a sua internet é boa ou não, você precisa avaliar o seu perfil de uso.
Se você gosta apenas de assistir vídeos ou usar suas redes sociais, velocidades de 10 a 15 MB são suficientes. Mas se você usa a internet para jogar online ou subir arquivos pesados, precisará de uma rede mais robusta, acima de 50 MB.
Então, acha que a sua internet não está entregando o contratado? Faça um teste de velocidade no Minha Conexão e descubra agora mesmo!
Confira também todas as diferenças entre MB, GB, Kbps e Mbps!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Carregando...