O Ranking Minha Conexão é um estudo trimestral que aponta as melhores performances de banda larga de municípios e operadoras ao redor do Brasil.
O objetivo da plataforma de medição de velocidade de internet é manter os usuários atualizados, de forma transparente e imparcial, sobre a qualidade de banda larga nas regiões onde moram.
O ranking foi atualizado no dia 12 de julho de 2024 com dados de testes de conexão residencial realizados entre abril e junho de 2024 através do Minha Conexão no país. No total, foram analisados 2,3 milhões de medições de velocidade no período.
Os principais destaques do levantamento no segundo trimestre de 2024 foram:
Observação: as visualizações de dados deste relatório foram diagramadas para leitura no computador. Portanto, podem ocorrer desconfigurações no acesso via celular.
A média de velocidade de internet fixa no Brasil entre abril e junho de 2024 foi de 203,62 Mbps. Esta é a primeira vez que o país atinge um índice de conexão trimestral acima de 200 Mbps, de acordo com o Minha Conexão.
O resultado do trimestre foi 8,11% maior em comparação ao primeiro trimestre do ano, em que a velocidade média nacional foi de 188,34 Mbps.
Ainda, a média de conexão do país para banda larga cresceu 28,06% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior. No segundo trimestre de 2023, a velocidade média do Brasil foi de 159 Mbps.
Acompanhe a performance de internet nacional por trimestre abaixo.
O padrão de velocidade de banda larga estabelecido pela Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos em março de 2024 indica que 100 Mbps de download é o mínimo aceitável para conexões de internet fixa no país. Em âmbito nacional, redes com velocidade acima de 34 Mbps são consideradas como 'ultra banda larga' pela Anatel.
Com base nisso, é possível inferir que o Brasil apresentou internet de ultravelocidade no segundo trimestre do ano.
O resultado foi refletido não somente na performance nacional de banda larga, mas também nos índices de medição por estado.
As performances por UF estão ordenadas abaixo.
A região Nordeste teve o pior desempenho médio do período. Sete das nove UFs da região ocuparam as últimas posições do ranking estadual. Piauí e Maranhão foram os estados nordestinos de melhor performance no trimestre.
Com velocidade média de 255,74 Mbps entre abril e junho de 2024, Goiânia foi considerada a capital de melhor desempenho de banda larga do trimestre pela segunda vez consecutiva.
A seguir, confira os índices de medição nas dez capitais com internet mais rápida do Brasil.
Com média de velocidade de 108,58 Mbps, Maceió foi considerada a capital com pior conexão residencial no período.
Já no que diz respeito à evolução da qualidade de internet nas principais metrópoles do país, 24 das 27 capitais algum demonstraram crescimento na média de velocidade de banda larga em relação ao trimestre anterior.
Os índices de variação de desempenho estão detalhados no gráfico abaixo.
Nenhuma capital entrou no Top 100 do ranking municipal.
Na verdade, todas as metrópoles demonstraram performances inferiores às cidades com maior média de velocidade de internet por estado no período, conforme exibido no gráfico abaixo.
É possível filtrar a visualização na caixa de seleção.
O ranking das capitais está disponível na íntegra na página do Ranking Minha Conexão.
O município de Barra do Ouro (TO) apresentou a maior média de velocidade do trimestre no Brasil pela segunda vez consecutiva com conexão de 681,55 Mbps.
A velocidade registrada é considerada de ultravelocidade, e é recomendada para assistir vídeos de alta qualidade, jogar on-line sem travamentos e realizar downloads e uploads de arquivos com rapidez.
Confira os índices de conexão nas dez cidades com banda larga mais veloz do país.
Ao todo, 2.993 cidades do Brasil tiveram medições de velocidade captadas no Ranking Minha Conexão. Dentre elas, 71,43% alcançaram velocidade média acima de 100 Mbps.
Os percentuais de municípios por faixa de internet no período foram:
As medições de internet apontaram ainda que somente cinco estados do país possuem mais da metade das cidades participantes do estudo com acesso à banda larga acima de 100 Mbps, sendo três deles da região Sudeste.
As informações estão detalhadas no mapa interativo abaixo.
Entre abril e junho de 2024, a Vivo apresentou o melhor desempenho de internet residencial do Brasil com conexão média de 215,44 Mbps.
Veja o gráfico de performance de provedores nacionais.
As operadoras nacionais registraram um aumento de até 10,36% em qualidade de conexão de residencial no segundo trimestre do ano.
A TIM foi a única dentre as telefônicas a demonstrar um desempenho 0,50% menor em relação ao trimestre anterior.
Novamente, a Vivo se destacou com o maior percentual de evolução de qualidade de banda larga no período. Confira as medições de cada companhia a seguir.
Os provedores de internet a nível nacional se destacaram em diferentes regiões do Brasil com boas performances de banda larga residencial.
A Claro computou a maior velocidade de internet fixa no Amapá, pela terceira vez consecutiva, com conexão de 284,60 Mbps. A pior performance da operadora, no entanto, foi na Paraíba: 176,42 Mbps.
O melhor desempenho da TIM foi no Amazonas com velocidade média de 222,78 Mbps, enquanto a pior foi avaliada no Mato Grosso com conexão de 80,28 Mbps.
A maior performance de banda larga da Vivo foi registrada no Acre com conexão de 276,13 Mbps. Já a menor foi de 62,75 Mbps, captada em Roraima.
Já a V.tal apresentou o melhor índice de internet residencial no Distrito Federal com velocidade média de 273,63 Mbps. A pior conexão foi marcada na Paraíba: 99,03 Mbps.
É possível ver o desempenho de velocidade de cada operadora nos 26 estados brasileiros, mais o DF, no mapa abaixo.
A Linkup Telecomunicações se destacou no ranking geral das operadoras ao registrar velocidade média de 718,52 Mbps. A companhia foi considerada a provedora com internet mais rápida do Brasil no período.
As regionais Delta Fibra e Mynet Comunicações apareceram em 2º e 3º lugares no ranking de provedores, com velocidades de 686,30 Mbps e 649,76 Mbps, respectivamente.
Os índices de conexão residencial dos dez principais provedores regionais do Brasil no trimestre estão destacados a seguir.
O ranking de provedores conta com 1.428 operadoras de banda larga de todo o Brasil e está disponível na página do Ranking Minha Conexão.
Disponível nas versões web e mobile, o Minha Conexão é hoje um dos maiores medidores de velocidade de internet do país.
O velocímetro permite que os usuários avaliem gratuitamente informações importantes sobre a qualidade de suas conexões, como o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload.
Desde 2020, o site é mantido pelo MelhorPlano.net, plataforma especializada na comparação imparcial de planos de telefonia e internet no Brasil.
Contatos de imprensa
A equipe de jornalismo da plataforma pode ser consultada em [email protected] para solicitações de dados ou versões estáticas dos gráficos.
Últimas publicações
Carregando...